Entenda os Diferentes Tipos de Aparelhos Ortodônticos

A principal indicação para o uso do aparelho ortodôntico é corrigir desajustes no alinhamento dos dentes e corrigir e prevenir problemas de oclusão.

O seu uso pode trazer não só benefícios funcionais, mas um ganho estético enorme. A ortodontia é a especialidade responsável por avaliar a necessidade do uso do aparelho e indicar o modelo ideal, que pode ser fixo ou móvel. Em ambos é preciso cuidados especiais na higienização bucal e manuseio do dia a dia.

 

A Seguir Conheça os Diferentes Tipos de Aparelhos Ortodônticos:

*Aparelho Ortodôntico Removível

Realizam pequenas movimentações dentárias, como: expansão do arco dentário, recuperação de espaços perdidos e remoção de hábitos deletérios (sucção de dedo e interposição lingual).

Aparelho Ortodôntico Removível

*Aparelhos Ortopédicos Removíveis

Os aparelhos ortopédicos são muito úteis para o tratamento ortodôntico em caso de desarmonia esquelética maxilar e mandibular. Entretanto, necessita da excelente colaboração do paciente, pois, os aparelhos devem ser usados em período integral para que possamos obter alterações neuromusculares e ósseas. Este tipo de aparelho atua durante o período de crescimento ósseo,portanto direcionado ao público infantil, inibindo ou estimulando o desenvolvimento das bases ósseas, ou ainda, redirecionando uma tendência de crescimento desfavorável.

Aparelhos Ortopédicos Removíveis

 

 

*Aparelho Fixo

Na ortodontia fixa, utilizamos bráquetes,que são pequenas peças coladas na região vestibular ou a parte de “fora” dentes, com uma resina específica e que proporciona o alinhamento e nivelamento dos dentes. Existem os aparelhos fixos metálicos e os aparelhos fixos estéticos. Nos metálicos diferentes cores de borrachas podem ser colocadas nos bráquetes o que é ótimo para sua expressão pessoal, auto-estima, vaidade e diversão e os aparelhos fixos estéticos. Os aparelhos estéticos são feitos de um material translúcido. Eles são mais populares em pacientes adultos, é a melhor opção para quem quer mais discrição,durante o tratamento ortodôntico. Utilizamos somente bráquetes cerâmicos (safira) o único do mercado que mantém a estética durante todo o tratamento, pois, o material não mancha (não amarela), proporcionando inteira satisfação estética e segurança ao paciente.

 

Aparelho Fixo

 

*Aparelho Autoligável

São um dos bráquetes mais modernos e com maior tecnologia atualmente. Este sistema dispensa o uso de borrachinhas ou amarrilhos para prender o arco (fio) no bráquete, proporcionando menor atrito entre o fio e o bráquete pois, o sistema tem apenas uma “portinha” que escorrega e prende o fio na peça, mantendo o fio ativado durante mais tempo,evitando extrações dentárias,diminuindo muito o tempo de tratamento,podendo proporcionar
menos visitas ao consultório.As consultas (manutenções) podem acorrer a cada dois meses aproximadamente e é ideal para pacientes que não disponha de tempo ou que reside em outra cidade.Podem ser metálicos ou estéticos.

 

Aparelho Autoligável

 

 

*Invisalign

O Invisalign é um recurso de tratamento ortodôntico, indicado para as pessoas que não querem ou não podem ter aparelhos colados aos dentes. São plaquinhas transparentes e removíveis 100% estéticas, confeccionadas para
alinhar os dentes. Essas plaquinhas recebem o nome de “alinhadores” ou Aligners e são desenvolvidas utilizando-se uma moderna tecnologia de computação tridimensional.Os alinhadores devem ser utilizados constantemente, devendo ser removidos somente para: comer, beber líquidos que comprometam as placas e ao fazer a higiene bucal.A cada nova visita ao Ortodontista o tratamento é verificado, e se tudo estiver correndo bem, um novo par de alinhadores é dado ao paciente.O tempo de tratamento depende muito do tipo de problema ortodôntico, mas como apenas pequenos problemas podem ser tratados com o Invisalign, o tempo de tratamento também é proporcionalmente menor.

 

Invisalign

*Aparelho lingual

As peças são fabricadas para cada paciente, sendo assim totalmente individualizadas, seguindo o contorno de seus dentes proporcionando mais conforto e uma alta performance. Este tipo de aparelho é colado na face
lingual (na parte de trás dos dentes) tornando assim invisível. Por isto este método é atualmente uma das soluções ortodônticas mais estéticas que existe. Sua Técnica de colagem é extremamente precisa. Em termos de
resultados, pode-se dizer que a técnica lingual está no mesmo nível do aparelho tradicional desde que utilizados por profissionais capacitados e bem indicados.

 

Aparelho lingual

 

*Aparelho de contenção

Após a finalização do tratamento ortodôntico, há uma fase de contenção realizada com aparelhos removíveis, pois, os dentes mantêm uma tendência a recidiva.Essa recidiva pode ser evitada se os pacientes seguirem as
recomendações do ortodontista durante o período de contenção, até chegar a estabilidade.

 

Aparelho de contenção Aparelho de contenção

 

Se por acaso ficou com alguma dúvida, entre em contato!

Ou ainda, se quiser fazer uma avaliação para ver qual o melhor tratamento para o seu caso,

clique aqui

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados com *

Procurar

+
WhatsApp chat