Considerada um tratamento altamente estético, a Ortodontia Lingual está entre as preferidas dos pacientes adultos, uma vez que os bráquetes são posicionados na região lingual (atrás dos dentes).

 

Dra. Renata Deschamps - Dentista, Ortodontia, Invisalign, aparelhos invisíveis, Ortodontia Lingual

Conhecida também como técnica invisível, ela surgiu em meados da década de 1970, mas evoluiu consideravelmente ao longo dos anos – tanto em relação à forma de montagem do aparelho como em modificações no desenho dos bráquetes.

Atualmente, estão disponíveis desde os sistemas linguais com bráquetes pré-fabricados, até bráquetes prototipados que utilizam tecnologia 3D como o eBrace. Uma dúvida frequente refere-se à adaptação, mas pesquisas comparativas entre tratamento convencional e lingual mostram que não há uma diferença significativa entre níveis de desconforto.

 

Dra. Renata Deschamps - Dentista, Ortodontia, Invisalign, aparelhos invisíveis, Ortodontia Lingual

 

As vantagens não se restringem apenas à estética, favorecendo também a biomecânica. Por lingual, o ponto de aplicação de força se aproxima do centro de resistência, facilitando a movimentação dentária com maior controle, menor tendência rotacional, menor perda de ancoragem e redução do tempo de tratamento.

Os aparelhos podem ser convencionais ou autoligados.