Clínica Geral – Exame Clínico e Avaliação

Dra. Renata Deschamps - Dentista, Ortodontia, Invisalign, Lifting Facial, MD Codes, Exame Clínico

 

A avaliação clínica com um cirurgião dentista especialista é extremamente essencial para você iniciar seu tratamento dentário, programar um sorriso saudável e belo e harmonizar ele com sua face. Aqui, a Dra. Renata irá avaliar passo a passo sua saúde bucal e facial, a harmonia entre ambas, o que será feito, quais os problemas a tratar, escutar e avaliar seus desejos e montar um plano de tratamento adequado para você.

 

 


 

Clínica Geral –  Limpeza e profilaxia

A limpeza e profilaxia dentária providencia remover completamente o acúmulo placa bacteriana formada sobre a superfície dos dentes, a formação de tártaro e manchas adquiridas por alguns hábitos diários como café, fumo, etc e buscar evitar todo este malefício novamente. É um dos procedimentos de periodontia e também busca identificar e tratar doenças periodontais, sendo as mais comuns as gengivites e periodontite (inflamação do tecido ósseo que sustenta o dente). Essa especialidade também atua na cirurgia para correção de sorriso gengival.

É feita com aparelho de ultra-som específico para isso limpeza, jato de bicarbonato, pasta profilática e acompanhado de limpeza manual também.

 

 


 

Clínica Geral –  Remoção de cárie e restaurações

Ninguém está livre do risco de desenvolver cáries por ser uma doença desenvolvida a partir dos restos de alimentos presentes na boca. Mas para evitar o problema é preciso ter moderação no consumo de açúcar e uma disciplina na higiene diária.

As bactérias presentes na boca vão se apropriar dos açúcares e transformá-los em ácidos que corroem o esmalte do dente tirando seu minerais e formando placas que, quando não removidas através da escovação, acabam levando à deterioração e, assim, ao surgimento de cáries.

A cárie é a doença bucal que mais atinge os pacientes. O grande número de casos pode ser relacionado ao fato da cárie ser uma condição multifatorial. O que você precisa saber é quais são os fatores que desencadeiam a cárie. Todo paciente acaba tendo muito receio em ter cárie, principalmente pelos incômodos causados pela doença, fora o risco de perder o dente em casos mais graves.

A odontologista destacou alguns exemplos fatores que influenciam no desenvolvimento da doente, como a dieta do paciente, presença de micro-organismos cariogênicos, higiene bucal e falta de fluoretos. Uma vez estabelecido um ambiente acidúrico na cavidade bucal, o número de microrganismos cariogênicos aumenta promovendo o início das lesões de cárie. Uma mancha branca na superfície do dente pode ser um indicador inicial da cárie. Nessa etapa, é importante já realizar um tratamento para que a doença não evolua.

Muitos não sabem, mas a cárie é a perda mineral do elemento dental. Assim como outros problemas e doenças bucais, ela também pode ser tratada. A a escolha do tratamento vai depender de qual estágio a doença se encontra. Pode variar desde a aplicação local de flúor (selantes), alteração da dieta do indivíduo ou em casos de cavitação, ou o uso de materiais restauradores.

 

 


 

Clínica Geral –  Endodontia

A endodontia é a área da odontologia responsável por tratar de doenças da polpa dentária, do sistema de canais radiculares e dos tecidos periapicais. Realiza tratamento de canal com o objetivo de manter o dente e evitar a sua extração.

Geralmente, o tratamento de canal é feito em apenas uma sessão, devido a possibilidade de técnicas modernas que temos, porém em alguns casos ele tem que ser feito em etapas. Lidar diretamente com a raiz do dente requer muitos cuidados tanto da parte do profissional, na hora de realizar o procedimento, quanto da parte do paciente, com cuidados do pós-operatório.

 

 


 

Clínica Geral – Protetores Bucais para práticas esportivas (Sport Block)

Dra. Renata Deschamps - Dentista, Ortodontia, Invisalign, Protetores Bucais Personalizados SPORT BLOCK

 

A Sport Block é a marca de protetores bucais mais famosa e moderna do mercado, confeccionados com exclusividade. O consultório da Dra. Renata é a representante da marca na Zona Sul do Rio de Janeiro. Nossos protetores bucais são personalizados e feitos sob medida , protegendo os dentes, tecidos moles e outras estruturas intra orais, amortecendo e distribuindo o impacto na maxila e mandíbula, diminuindo assim as chances de fraturas e deslocamentos da articulação temporomandibular.

Vários lutadores famosos com José Aldo são usuários e fãs da marca. Se você pratica esportes e quer ficar blindado, protegendo seus dentes, entre em contato já para marcarmos sua consulta.

 

 


 

Clínica Geral –  Placas de Bruxismo

O bruxismo é caracterizado pelo ato de ranger e apertar os dentes de forma involuntária, uma doença séria e que merece atenção. O problema provoca um desgaste nos dentes, dor na musculatura ao abrir e fechar a boca, hipertrofia dos músculos, dores de cabeça constantes e até doenças periodontais. O problema ocorre com maior frequência durante o sono noturno, o que dificulta que o portador do problema perceba sua condição. O mais curioso é que, na maioria das vezes, a causa do problema é emocional, e aqui desvendamos os principais para que você possa reconhecê-los e tratá-los o quanto antes.

Já que a maioria dos casos de bruxismo acontece durante a noite, o sono desses pacientes é atrapalhado pelo distúrbio. Por isso, foram desenvolvidas placas personalizadas para bruxismo para dormir. Conhecida como placa de bruxismo, ela é feita de acetato e impede a destruição dos dentes, resultante do atrito excessivo entre as arcadas.

 

 


 

Clínica Geral – Gengivoplastia

Dra. Renata Deschamps - Dentista, Ortodontia, Invisalign, aparelhos invisíveis, Gengivoplastica, gengivectomia, Sorriso Gengival

 

A gengivoplastia e a gengivectomia são cirurgias estéticas ou reparadoras para a resolução de doenças gengivais hiperplásicas. Em outras palavras, nada mais é do que a remoção de parte da gengiva para o aumento de coroa clínica com o objetivo de deixar os dentes com uma aparência maior e mais proporcional ao sorriso.

Muitas pessoas possuem o chamado “Sorriso Gengival” em que possuem um excesso de gengiva cobrindo os dentes anteriores e o lábio superior que parece alto quando sorriem. Se essa contorno da gengiva for desproporcional ele poderá fazer com que os dentes aparentem ter tamanhos diferentes, deixando o sorriso desarmônico e com uma aparência não muito atraente.

 

Dra. Renata Deschamps - Dentista, Ortodontia, Invisalign, aparelhos invisíveis, Gengivoplastica, gengivectomia, Sorriso Gengival

 

A gengivoplastia é similar a gengivectomia, mas sua finalidade é diferente, pois a gengivoplastia é executada para recontornar a gengiva na ausência de qualquer tipo de bolsas, ou seja, visando a estética do paciente. O cirurgião-dentista irá anestesiar a área e removerá o excesso de gengiva.

Esse tratamento não é doloroso, mas o paciente poderá ter um certo desconforto durante um ou dois dias após o procedimento. O cirurgiã-dentista só removerá a quantidade correta ( 1 ou 2 mm) e não danificará a gengiva.