Dra. Renata Deschamps - Dentista, Bichectomia, Redução de Bochechas

A bola ou gordura de Bichat foi descoberta em 1802 pelo anatomista francês Marie François Xavier Bichat. Ela está localizada na região média das bochechas e o nome da cirurgia para removê-la é chamada Bichectomia.

Esta gordura localizada na face possui o formato piramidal, cujo tamanho varia conforme a idade da pessoa, embora seja maior nas crianças e passa a ser menor a partir do momento em que ocorre o envelhecimento.

Histologicamente, esse corpo adiposo é composto pelo mesmo tipo de gordura encontrada em outras partes do corpo, embora não seja consumido em casos de emagrecimento como ocorre em outras regiões. Por ser uma estrutura anatômica, após a remoção da mesma, esta não se forma mais. 

A indicação funcional para cirurgia de Bichectomia são para aquelas pessoas que mordem frequentemente a bochecha devido ao estreitamento do corredor bucal, causando um traumatismo crônico (o que evita o posterior aparecimento de um câncer).

Como consequência deste procedimento, ha um inevitável ganho estético. O rosto fica mais harmônico, mais belo pois ao removê-las, os rostos se tornam mais finos, sendo observados como símbolos de charme e sedução.

Os malares ficam mais proeminentes e mandíbulas mais delineadas. Logo, ela é considerada uma cirurgia estético funcional.

Esta cirurgia é indicada a partir dos 20 anos de idade, é intra-bucal e irreversível. Feita em consultório com anestesia local e leva cerca de 1 hora.

O pós operatório é tranquilo e sem complicações se as orientações e medicamentos do profissional forem corretamente seguidas.