Situações que devem ser controladas antes de iniciar um Tratamento Ortodôntico

O tratamento ortodôntico é um processo que envolve etapas. Antes do profissional instalar, todas as estruturas, bráquetes e fios, é importante descobrir se o paciente possui algum problema bucal. Muitas doenças que afetam os dentes, gengivas e ossos devem ser tratadas primeiro para não pôr em risco todo o ciclo. Em qualquer situação odontológica, toda doença bucal deve ser tratada o mais breve possível. Quando esse cenário envolve a ortodontia, os profissionais costumam dizer que o tratamento ortodôntico é a última coisa que precisa ser feita, dando sempre preferência ao cuidado dessas complicações. O paciente deve:

1-  Problemas Periodontais

O paciente deve estar livre de problemas periodontais como: Tártaro e gengivite,

Só se faz movimentação ortodôntica em um periodonto saudável. Isso significa que gengivas e ossos alveolares devem estar livres de qualquer inflamação e infecção. A movimentação do aparelho, naturalmente, já produz uma pequena inflamação local, sendo assim, o quadro inflamatório ou
infeccioso pode piorar levando à interrupção do tratamento.

2-  Cáries

Além das gengivas estarem saudáveis, não devem possuir cáries nos dentes, sejam elas pequenas ou grandes,

3- Tratamentos de Canal

É importante que não haja nenhum tratamento de canal para ser feito pois isso também afeta o andamento do tratamento. Até porque os dentes que estão nessas condições apresentam uma doença ativa, e o bráquete acaba dificultando bastante a restauração do elemento lesionado.

4- Reabilitação Protética

Não deve possuir nenhuma reabilitação protética, como blocos ou pontes. As reabilitações protéticas devem ser feitas com antecedência, caso contrário, o processo será ainda mais trabalhoso.

O aparelho ortodôntico, muitas vezes, tem que ser parcialmente removido para a confecção de peças
protéticas, o que atrasa o tratamento.

Um ciclo ortodôntico deve começar quando a boca estiver totalmente pronta para receber todo o acessório. Se não, os problemas se acumulam, e acaba ficando bem difícil ou até inviável levar as duas terapias (ortodôntica e clínica) de uma forma saudável e bem feita.

Portanto, procure primeiro seu dentista e faça uma bela revisão da parte clínica, depois siga tranquilo seu tratamento ortodôntico.

Para agendar uma avaliação, Clique Aqui

Até mais!

2 Comments

1. Minha filha está de aparelhos nos dentes há 3 anos e não estou gostando do resultado. Não sei o que fazer. Poderia me ajudar?

1. Ola Maurício!Claro que sim,será um prazer!Me informe seu número de telefone para contato ou entre em contato no whatsapp (21) 97174-2233 para que possamos agenda-la e solucionar seu problema.
      Att
      Dra Renata Deschamps